Wagner Moura vence como ‘Melhor Ator’ e Kleber Mendonça Filho como ‘Melhor Diretor’ em Cannes
O longa brasileiro “O Agente Secreto” conquistou dois prêmios no Festival de Cannes, uma das maiores premiações de cinema do mundo.
O anúncio foi feito neste sábado (24), último dia da 78ª edição do evento realizado na França.
Antes da cerimônia, o longa levou o prêmio de ‘Melhor Filme’ do festival pelo júri da Fipresci, principal associação de críticos de cinema, e o Prix des Cinémas Art et Essai, da Associação Francesa de Cinemas de Arte e Ensaio.
Moura enfrentou uma disputa acirrada com as performances de destaque de Guillaume Marbeck (“Nouvelle Vague”), Aleksandr Kuznetsov (“Two Prosecutors”), e Benicio del Toro (“O Esquema Fenício”). Este é um feito inédito para o país na categoria – anteriormente, Fernanda Torres conquistou o prêmio de ‘Melhor Atriz’, em 1986, com “Eu Sei que Vou Te Amar”, e Sandra Corveloni, em 2008, com “Linha de Passe”.
O diretor brasileiro, por sua vez, se junta a Glauber Rocha, que foi premiado por “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”, em 1969.
Leia também: Virada Cultural 2025 homenageia Rita Lee e Roberto de Carvalho
A trama se passa na década de 1970 e acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia que tenta deixar para trás um passado obscuro ao retornar ao Recife. No entanto, a cidade não oferece a paz que ele esperava, revelando-se um ambiente carregado de tensão.
Elogiado por publicações internacionais, como a Variety e a BBC, o filme foi aplaudido durante vários minutos na estreia em Cannes, no último domingo (18).
“O Agente Secreto”, que ainda não conta com data de estreia no Brasil, também concorria ao prêmio máximo do festival, a Palma de Ouro, mas este ficou com “Un Simple Accident”, do iraniado Jafar Panahi.
Coprodução entre Brasil, Alemanha, França e Holanda, conta com apoio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), por meio da Ancine e do Ministério da Cultura.
Leia também: Billy Joel cancela agenda de shows após diagnóstico de doença cerebral
click.tvcultura.com.br