Entretenimento

Lula celebra conquistas de “O Agente Secreto” em Cannes: “Viva o cinema brasileiro!”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou as conquistas do longa brasileiro “O Agente Secreto” no Festival de Cannes.

Wagner Moura venceu como ‘Melhor Ator’ e Kleber Mendonça Filho como ‘Melhor Diretor’. A Palma de Ouro, no entanto, ficou com “It was Just An Accident”, do iraniano Jafar Panahi.

Moura enfrentou uma disputa acirrada com as performances de destaque de Guillaume Marbeck (“Nouvelle Vague”), Aleksandr Kuznetsov (“Two Prosecutors”), e Benicio del Toro (“O Esquema Fenício”). Este é um feito inédito para o país na categoria – anteriormente, Fernanda Torres conquistou o prêmio de ‘Melhor Atriz’, em 1986, com “Eu Sei que Vou Te Amar”, e Sandra Corveloni, em 2008, com “Linha de Passe”.

O diretor brasileiro, por sua vez, se junta a Glauber Rocha, que foi premiado por “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”, em 1969.

Leia também: Virada Cultural 2025 começa neste sábado (24) em SP; veja programação, transporte e mais

Em publicação no X, o antigo Twitter, Lula escreve: “Hoje é dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro. De comemorar o reconhecimento que nossa arte tem no mundo. E de curtir a felicidade de viver em um país que tem gigantes do porte de Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura”.

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) também se manifestou: “Suas vitórias não só celebram seus talentos individuais, mas também representam um marco para o cinema brasileiro, destacando a riqueza da nossa cultura no cenário internacional. Parabéns a esses gigantes do cinema!”.

“O Agente Secreto” se passa na década de 1970 e acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia que tenta deixar para trás um passado obscuro ao retornar ao Recife. No entanto, a cidade não oferece a paz que ele esperava, revelando-se um ambiente carregado de tensão.

Leia também: Expoente da música pernambucana, Joyce Alane é convidada do Mistura Cultural



click.tvcultura.com.br