SP terá grande celebração da música jamaicana na Virada Cultural
Um grande encontro vai reunir alguns dos mais emblemáticos representantes da cultura soundsystem do Brasil neste final de semana na Virada Cultural, na pista XV de Novembro.
Comemorando 20 anos de carreira, o cantor Russo Passapusso se apresenta com o Ministereo Público, primeiro soundsystem da Bahia, também atravessando a marca de duas décadas de existência.
Russo é um dos fundadores do coletivo e, com o seletor Raiz e o dubmaster Regivan Santa Bárbara, do Ministereo, faz neste domingo (25), no centro da capital paulista, a primeira de uma série de apresentações neste retorno às origens de ambos os universos, com a missão de celebrar a cultura do sistema de som na sua base. Depois, a ideia é rodar o Brasil com o projeto.
Leia também: Metrópolis aborda exposição de Monet no Masp, sambabook de Beth Carvalho e mais
Como a Petrobras avança na extração de petróleo na Foz do Amazonas
“Aprendi no Ministereo Público que os ritmos baianos têm uma característica específica que se mistura facilmente com o reggae; raízes de uma árvore musical cheia de frutos. Seja no sertão, com um ragga virando repente, seja no litoral com um frevo se misturando num ska. O que emana disso na maioria das vezes é uma mensagem social crítica, pacífica e dançante”, diz Russo.
No repertório, além de faixas que acompanharam o início de Russo junto ao Ministereo e os encontros ao longo desses 20 anos, estarão também canções dos discos solo do músico e do BaianaSystem.
Focada em dancehall, digital e reggae, a tradicional festa Fresh! Dancehall celebrará no palco da Virada um importante capítulo de seus 15 anos de história. Seus quatro comandantes, os seletores Fepa, Magrão, Stranjah e Lys Ventura recebem o deejay jamaicano Yellowman, ícone do dancehall, para se apresentar com o time.
Quem passar pela XV de Novembro vai ver, entre mixagens no estilo juggling, ritmos dançantes e criados para a pista, seguindo a tradição de utilizar somente o melhor do acervo em discos de vinil, em sets que vão de Buju Banton a Patra, passando por Bounty Killer e Shabba Ranks. No domingo, Yellowman se apresenta com a Royal Reggae Band na Casa de Cultura do Butantã, às 15h.
“Acredito que essa vai ser a participação mais especial da Fresh! na Virada Cultural por todo o contexto. Estamos completando 15 anos e estaremos com as principais equipes de som não só de São Paulo, mas também de Salvador. E, além disso, com o rei do dancehall, Yellowman, retornando ao Brasil depois de 30 anos”, diz Lys Ventura, destacando ainda a importância do África Mãe do Leão. “Eles são uma das principais equipes de sistema de som de São Paulo, vindos da zona leste, com músicas sobre a riqueza da histórica africana e seus descendentes na chamada babilônia. É uma costura muito simbólica para a Virada Cultural deste ano. O AML vai amplificar todas as apresentações com seu soundsystem original, sintetizando essa missão de ser uma rádio ambulante para o show da Fresh! com Yellowman e do Ministereo Público com Russo Passapusso”, diz a DJ.
O África Mãe do Leão também se apresenta nos intervalos da programação.
SERVIÇO
Virada Cultural – Pista XV de Novembro
R. Quinze de Novembro, 194 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, CEP 01013-000
24/05/2025 (sábado)
Fresh! Dancehall e King Yellowan
Horário: 18h00 às 00h
África Mãe do Leão
Horário: 00h00 às 06h
25/05/2025 (domingo)
Ministereo Público e Russo Passapusso
Horário: 12h00 às 15h00
África Mãe do Leão
Horário: 15h00 às 18h
click.tvcultura.com.br