Entretenimento

Vai ser um pedaço da história

O show da cantora Lady Gaga na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, acontece neste sábado (3). 

Os brasileiros vivem a expectativa para a apresentação da artista, que não vem ao país desde 2012. Esta será apenas a segunda vez dela no país. Na última, ela se apresentou no Rio, em São Paulo e em Porto Alegre

Em 2017, a norte-americana desmarcou uma apresentação no Rock in Rio no dia do show. A ocasião virou meme nas redes sociais, quando Gaga escreveu “Brazil, I’m Devastated”, que, traduzido, significa “Brasil, estou devastada”.

Após quase oito anos, os fãs finalmente poderão acompanhar uma performance da diva pop. A vinda acontece poucos meses depois do lançamento de ‘Mayhem’, seu sétimo álbum de estúdio e o primeiro de inéditas desde ‘Chromatica’ (2020). Entre as músicas, estão os singles ‘Die With a Smile, parceria com Bruno Mars, ‘Disease e ‘Abracadabra’.

Apesar da alegria de ter a artista favorita no Brasil, alguns fãs, ou ‘Little Monsters’, como são conhecidos os admiradores da cantora, têm encontrado dificuldades para vê-la de perto. Isso porque os ingressos VIPs, que possibilitam estar na área mais próxima do palco, são oferecidos apenas pelas marcas patrocinadas por meio de sorteio.

A chance de estar no VIP é uma possibilidade de curtir o show sem tantos perrengues e estar cara a cara com a artista, algo semelhante a uma pista premium de um show convencional. Segundo informações da Veja Rio, serão 7.200 convidados na área especial, divididos em três tendas de patrocinadores e produtores do show.

O sonho de ver a ‘ídola’ mudou a rotina do jovem carioca Luan de Oliveira. Natural de Nova Iguaçu, o fã de 26 anos decidiu deixar o trabalho para se dedicar às promoções e conquistar o tão esperado ingresso especial. O post em uma rede social viralizou com comentários de apoio e também muitas críticas.

A decisão, segundo o jovem, não foi impulsiva e que se deu por conta de seus horários no emprego. “Foi algo pensado, eu sempre cogitei a ideia de quando Lady Gaga viesse ao Brasil, iria largar qualquer coisa: faculdade, trabalho, qualquer outra coisa. Sempre foi uma ideia fixa na minha cabeça que ela seria prioridade”, explica

O carioca afirma que a demissão ocorreu quando perdeu uma promoção para o show durante a madrugada, justamente no seu horário de trabalho. “Começaram a dar muitos VIPs à noite, e eu fiquei de fora por estar trabalhando. No dia seguinte, vendo vários conhecidos ganhando, pensei: ‘Se eu tivesse tentado, poderia ter conseguido’”.

Após deixar o trabalho, o jovem conta que recebeu apoio da mãe e do namorado. Segundo ele, a aprovação dos dois ajudou a manter a decisão que havia tomado.

O sonho de ver a cantora pop, no entanto, não surgiu agora. Luan de Oliveira conta que não teve a oportunidade de ver a cantora em 2012 e, por isso, está tão empenhado em assistir ao show de perto: “Eu não consegui ir porque somos só eu e minha mãe. Ela tinha que trabalhar e não conseguia faltar no emprego para me levar, porque eu era menor de idade. Então, é algo que eu espero há muitos anos. Eu quero viver esse momento, não sei quando ela vai voltar e também porque é um pedaço da história”, revela.

No entanto, segundo o fã, o que deveria ser uma experiência positiva tornou-se um sentimento de quase frustração. Hoje, ele passa o dia se dedicando às promoções para tentar o par de ingressos VIP, mas ressalta que não tem sido fácil.

Leia também: 4º episódio da segunda temporada de “The Last of Us” ganha teaser intenso com cenas inéditas

Para tentar os ingressos, ele afirma que segue o que as marcas estão pedindo, como comentar nos posts, gravar vídeos para redes sociais ou usar hashtags nos perfis. No X (antigo Twitter), as despesas para as promoções sempre surgem nos Trendings Topics rapidamente, mostrando a procura dos Little Monsters pela oportunidade.

“Não tem sido uma busca fácil. Eu estou tentando de todas as formas possíveis e fracassei. Às vezes, me sinto até meio muito frustrado, porque eu sinto que eu tento, tento e tento e sou invisível para todos os patrocinadores. Está sendo uma missão impossível”, expõe.

Mesmo com o cansaço mental e o sentimento de frustração, o jovem segue na tentativa e não vai desistir do VIP até o dia do show: “Eu sou muito esperançoso, estou focado ainda. A esperança é a última que morre e tudo pode acontecer”.

A diva pop ‘diferentona’

Lady Gaga surgiu na indústria da música em 2008, já com o sucesso “Just Dance”. Ao longo dos anos, ela emplacou diversos hits na história da música pop, como “Poker Face”, “Bad Romance”, “Judas”, “Born This Way”, “Shallow”, com Bradley Cooper, “Die With A Smile”, com Bruno Mars, e mais.

O sentimento de um fã é quase inexplicável, surge de forma orgânica e inesperada. E foi assim que Luan começou o seu amor pela cantora. O carioca revela que acompanha a artista desde 2009 ou 2010, quando “Just Dance” explodiu e passou a ser tocada nos diversos programas de música da época.

“Eu virei fã quando a MTV e outros programas passavam os clipes das divas pop na televisão. Sempre passavam todas, Rihanna, Beyoncé, mas quando tocou Just Dance, eu vi aquela mulher loira, assim, totalmente diferente de tudo que você tinha visto antes. E ali já tinha me apaixonado por ela”, relembra.

A ‘aproximação’ com Gaga ficou ainda mais intensa quando ele ganhou mais acesso à internet. Com isso, passou a acompanhar mais aspectos sobre a carreira da artista. A autenticidade e a ‘extremidade’ do trabalho sempre chamaram a atenção dele.

“Ela não é aquela diva pop que é só rosto, ela é muito extrema, tudo para ela é muito extremo. Acho que foi isso que chamou a atenção, eu sou assim, igual a ela, então gerou uma identificação”, destaca.

Estrutura e muitos hits

Em Copacabana, Lady Gaga deve fazer o maior show da carreira. Há algumas semanas, ele deu alguns spoilers do que os brasileiros podem esperar.

No Coachella, a performance foi dividida em cinco atos temáticos e contou com músicas tanto do novo álbum “Mayhem” quanto seus grandes sucessos. O cenário foi um teatro de ópera neoclássico, com um tom mais ‘gótico’, marca registrada da carreira de Gaga.

Confira setlist de Lady Gaga no Coachella:

  • Bloody Mary;
  • Abracadabra;
  • Judas;
  • Scheiße;
  • Garden of Eden;
  • Poker Face;
  • Perfect Celebrity;
  • Disease;
  • Pararazzi;
  • Alejandro;
  • The Beast;
  • Killah (with Gesaffelstein);
  • Zombieboy;
  • Die With a Smile;
  • How Bad Do U Want Me;
  • Shadow of a Man;
  • Kill for Love;
  • Born This Way;
  • Shallow;
  • Vanish Into You;
  • Bad Romance.

Leia também: “Ainda Estou Aqui” conquista três estatuetas dos Prêmios Platino del Cine Iberoamericano; saiba quais

Show em Copacabana

A Prefeitura do Rio apresentou na última sexta-feira (25) o plano operacional para a apresentação da cantora em Copacabana.

A expectativa é de que o show atraia cerca de 1,6 milhão de pessoas. Além disso, o evento deve gerar um impacto econômico de aproximadamente R$ 600 milhões para a cidade, segundo o estudo elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e Riotur.

Além da cantora pop, a programação ainda prevê a apresentação de outros três DJs, sendo dois antes do show de Lady Gaga e um depois. Os nomes ainda não foram confirmados. O palco terá uma passarela e painéis de LED gigantes, somando 1.260 metros quadrados.

Segundo o presidente da Riotur Bernardo Fellows, o show principal está previsto para começar às 21h15 (horário de Brasília). A performance deve durar duas horas e meia e encerrar por volta das 00h15. A apresentação no Rio de Janeiro terá transmissão da TV Globo, na TV aberta, além do Multishow e do Globoplay.



click.tvcultura.com.br