PF deflagra operação contra facção ‘Tropa do Urso’ em cidade do Noroeste do ES
A Polícia Federal e outras forças de segurança foram às ruas nesta quarta-feira (23) em uma operação batizada de “Wyoming”, contra uma facção criminosa conhecida como “Tropa do Urso”, que comanda o tráfico de drogas em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo.
Segundo a PF, a Justiça Criminal do município expediu 16 mandados de prisão temporária e 8 ordens de busca e apreensão nas cidades de Colatina e Serra. O objetivo, de acordo com a polícia, é desarticular uma organização criminosa estruturada para o tráfico de drogas, com atuação predominante em Colatina.
Imagens da operação. Crédito: Polícia Federal
As investigações, segundo a Polícia Federal, tiveram início a partir do compartilhamento de provas relacionadas a integrantes da facção denominada “Tropa do Urso”. As análises realizadas revelaram um complexo esquema criminoso voltado ao tráfico de drogas, com uso exacerbado da força para manter o domínio territorial — o que tem refletido em um elevado número de homicídios.
Imagens da operação. Crédito: Polícia Federal
Na fase atual da investigação, a PF constatou que os principais líderes da facção atuante no Espírito Santo mantêm ligação direta com uma organização criminosa do Estado do Rio de Janeiro. Ainda segundo a PF, ordens são emanadas diretamente do Complexo da Maré, no Rio, para a gestão do tráfico de drogas no interior capixaba.
A operação “Wyoming” contou com o apoio da Polícia Civil e do 8º Batalhão da Polícia Militar, ambos atuantes em Colatina.
Nome da operação
Wyoming é um estado dos Estados Unidos. O nome tem origem indígena e pode significar “terra de vastas planícies” ou “na grande planície do rio”, a depender da língua nativa. O estado é conhecido por seus parques nacionais, paisagens montanhosas e extensas planícies.
redenoticia.es