Polícia

Perseguição policial a duas motos termina em tiros e dois detidos em São Gabriel da Palha

Duas pessoas, do sexo masculino, que não tiveram o nome e nem a idade divulgados, foram detidas na noite de sábado de Aleluia (19), no Centro de Sâo Gabriel da Palha,  no Noroeste do Espírito Santo, após uma perseguição policial que terminou em tiros de bala de borracha.

Segundo a Polícia Militar, militares da Força Tática  tentaram interceptar duas motocicletas que trafegavam pela Avenida Sete de Setembro. Uma das motos estava com o farol apagado, levantando o que a PM champou de “suspeitas”, e ambas transportavam dois ocupantes vestindo moletons.

De acordo com a PM, aperceberem a aproximação da viatura com sinais sonoros de abordagem, os condutores das motocicletas empreenderam fuga em alta velocidade, atravessando canteiros, ‘pulando lombadas e colocando em risco a segurança de pedestres e motoristas que circulavam na região’. Em meio à perseguição, as duas motos voltaram a se encontrar em uma rua paralela, intensificando a tentativa de fuga.

Segundo a PM, diante do que chamou de “risco iminente” um dos policiais efetuou sete disparos laterais com munição não letal de elastômero (espingarda calibre 12) –  bala de borracha –  atingindo superficialmente o antebraço esquerdo de um dos suspeitos. No  boletim de ocorrência, os PMs mencionam a portaria interministerial nº4.226/2010 e o   decreto 12.341/2024, que regulam o uso da força policial, para justificar os tiros de borracha.

A portaria citada, no entanto, proíbe expressamente o uso de arma de fogo contra cidadãos em fuga de viaturas e determina que os chamados “disparos de advertência” não são considerados práticas aceitáveis. Apesar disso, a mesma norma admite o uso de instrumentos de menor potencial ofensivo por agentes de segurança, desde que observadas determinadas condições. Já o decreto assinado pelo presidente Lual em 2024 regulamenta o uso da força e desses instrumentos por profissionais da segurança pública, estabelecendo que sua aplicação deve seguir os princípios da legalidade, precaução, necessidade, proporcionalidade, razoabilidade, responsabilização e não discriminação.

Conforme a PM, uma das motocicletas, uma Honda CG 125 Fan KS, foi interceptada no bairro Paraíso. O condutor e o passageiro foram detidos e a moto removida ao pátio credenciado do Detran. O piloto foi detido e o rapaz da garupa foi levado ao hospital ferido.
A Rede Notícia procurou a Polícia Civil para saber qual o providência foi adotada na delegacia. O texto será atualizado.

redenoticia.es