Entretenimento

Val Kilmer, de “Batman Eternamente”, “Top Gun” e “The Doors”, morre aos 65 anos nos Estados Unidos

O ator Val Kilmer morreu aos 65 anos nesta terça-feira (1º). A morte, causada por uma pneumonia, ocorreu em Los Angeles, nos Estados Unidos, e foi confirmada pela filha dele, Mercedes Kilmer.

Conhecido por interpretar grandes personagens nos anos 80 e 90, deu vida a Batman em “Batman Eternamente”, Jim Morrison em “The Doors” e o Iceman, rival de Tom Cruise, em “Top Gun”.

“Tombstone: A Justiça Está Chegando”, no qual interpretou o pistoleiro Doc Holliday, e “Fogo Contra Fogo”, no qual atuou ao lado de Al Pacino e Robert De Niro, também foram sucessos. Além de Mercedes, ele deixa o filho Jack, que também é fruto de sua relação com sua ex-mulher Joanne Whalley.

Leia também: “Antes de aprender com a vegetação nativa, nós a destruímos”, diz botânico sobre valorização das plantas

Kilmer nasceu em Los Angeles em dezembro de 1959. Aos 17, entrou para a renomada academia de artes de Juilliard, em Nova York, para estudar teatro.

O ator começou a sua carreira no teatro, tendo atuado na Broadway e em festivais pelo mundo. Ele ficou conhecido nas comédias “Top Secret!: Superconfidencial”, de 1984, e “Academia de Gênios” no ano seguinte, antes de se consolidar em Hollywood.

Em 2021, lançou um documentário narrando os altos e baixos de sua vida e carreira. Na ocasião, em que estreou no Festival de Cinema de Cannes, o artista apresentou 40 anos de gravações caseiras, incluindo ele falando com uma caixa de voz após passar por uma cirurgia contra o câncer.

Ao longo dos anos, continuou atuando, e seu retorno como Iceman na tão aguardada sequência de “Top Gun” foi particularmente comovente para os fãs.

Leia também: Emicida acusa irmão Fióti de desviar R$ 6 milhões de empresa conjunta

click.tvcultura.com.br