“Antes de aprender com a vegetação nativa, nós a destruímos”, diz botânico sobre valorização das plantas
No Provoca desta terça-feira (1°), o apresentador Marcelo Tas recebe o paisagista e botânico Ricardo Cardim.
Durante a entrevista, o paisagista fala sobre as diferenças entre plantas exóticas e invasoras. Além disso, ele critica a valorização das plantas estrangeiras pelos brasileiros.
“Elas [a vegetação estrangeira] representam nossas escolhas culturais. Antes de aprender com a vegetação nativa e entender como ela funciona, nós a destruímos e queimamos para a produção agrícola e a construção das cidades. Os brasileiros hoje são estrangeiros na maior biodiversidade do planeta”, afirma.
Leia mais: Anvisa faz alerta sobre tentativa de golpe com e-mail falso
“Uma planta exótica é aquela que está fora de sua área de distribuição natural ancestral. Já uma exótica invasora, além de estar fora dessa área, se comporta como invasora”, disse.
Ele explica que, em certos casos, quando uma planta chega a um novo local, ela domina, se expande e prejudica o ambiente ao seu redor. “A leucena, por exemplo, originária da América Central, está invadindo todo o Brasil pelas rodovias e impedindo a regeneração da vegetação nativa.”
Assista ao programa completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças-feiras, às 22h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, no site oficial da emissora e no canal do programa no YouTube.
Leia mais: Sam Mendes anuncia elenco da cinebiografia dos Beatles; confira!
click.tvcultura.com.br