Entretenimento

Marcelo Tas recebe o botânico Ricardo Cardim no Provoca desta terça-feira (1°)

O Provoca desta terça-feira (1º) recebe o paisagista e botânico Ricardo Cardim, às 22h, na TV Cultura.

No bate-papo, ele aborda a ideia de ter uma graduação em paisagismo no Brasil, explica a importância das plantas nativas, sugere a criação de um museu da Mata Atlântica e muito mais.

Entre as provocações de Marcelo Tas, o botânico acredita que o paisagismo é uma das profissões que mais exigem responsabilidade atualmente: “No Brasil, de cada 10 brasileiros, nove moram em cidades. Quem decide pelo verde que vai nas cidades? É, em grande parte, o paisagista, seja na área pública ou privada”.

Leia também: TV Cultura exibe documentário sobre longevidade com depoimentos de Maitê Proença e Susy Rêgo

Cardim também explica os motivos para fazer paisagismo com plantas nativas e a importância dessa relação entre as espécies e a fauna. “Quando eu tenho plantas nativas, há todo um mecanismo de fauna e flora funcionando. Por exemplo, a gente tem uma borboleta que só coloca ovo em determinada espécie da Mata Atlântica. Se essa espécie desaparece, ela desaparece junto”.

Em outro momento da entrevista, defende que haja um museu da Mata Atlântica, devido ao tamanho de sua biodiversidade – sem contar outros biomas, além de abordar a grande presença de árvores não nativas no Brasil, sobretudo sua abundância frente à vegetação originária do país.

“Elas representam nossas escolhas culturais, porque antes de aprender e entender a vegetação nativa, a gente foi destruir e queimá-la para a produção agrícola, para construir nossas cidades. O país que tem a natureza mais rica do mundo não tem um museu, uma coleção pública a contar isso para os brasileiros. É uma vergonha”, expõe.

Leia mais: No Provoca, Roberto Muylaert relembra confusão com Hermeto Pascoal em festival no RJ

click.tvcultura.com.br