Entretenimento

Corpo da escritora Heloisa Teixeira é velado neste sábado (29) no Rio de Janeiro

O corpo da escritora Heloisa Teixeira será velado neste sábado (29) na Academia Brasileira de Letras (ABL), no centro do Rio de Janeiro.

A despedida, que contará com a exibição do documentário “Helô”, feito por seu filho Lula Buarque, acontecerá das 15h às 19h. No domingo (30), outro velório será realizado no Crematório da Penitência, das 11h às 13h. No entanto, dessa vez será restrito aos familiares e amigos.

10ª mulher eleita para ABL e sendo reconhecida como uma das maiores pensadoras e uma das principais vozes do feminismo brasileiro, morreu aos 85 anos na última sexta-feira (28), em decorrência de insuficiência respiratória aguda causada por pneumonia. Ela estava internada na Casa de Saúde São Vicente, na Gávea.

Pesquisadora, professora e crítica literária, nasceu em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, no dia 26 de julho de 1939. Heloísa era integrante da academia desde o ano passado, quando tomou posse da cadeira de número 30, sucedendo a escritora Nélida Piñon.

Leia também: Lollapalooza: com Shawn Mendes e Alanis Morissette, 2º dia de festival acontece neste sábado (29)

Trajetória

Teixeira graduou-se em Letras Clássicas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e tinha mestrado e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de pós-doutorado em Sociologia da Cultura pela Universidade de Columbia, em Nova York.

Foi idealizadora e fundadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Faculdade de Letras da UFRJ, onde coordenou o Laboratório de Tecnologias Sociais, o projeto Universidade das Quebradas e o Fórum M, um espaço aberto para o debate sobre a questão da mulher na universidade.

Entre suas produções culturais, destacam-se artigos sobre políticas culturais, arte, literatura e feminismo. Alguns dos principais são: “Macunaíma, da literatura ao cinema”, “Cultura e participação nos anos 60”, “Pós-modernismo e política”, “Guia Poético do Rio de Janeiro” e “Explosão feminista”.

Leia também: Marcelo Tas recebe o botânico Ricardo Cardim no Provoca desta terça-feira (1°)

click.tvcultura.com.br