Entretenimento

Lula anuncia imunização no SUS e produção nacional em 2026

O presidente Lula anunciou nesta terça-feira (25) um acordo para a produção nacional da vacina de dose única contra a dengue. A declaração foi dada durante cerimônia com a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Segundo o governo federal, a vacina será produzida em parceria com o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics. A previsão é ofertar 60 milhões de doses anuais a partir de 2026. Conforme a pasta, o público-alvo será a população de 2 a 59 anos.

Leia também: Pesquisa CNT/MDA: Governo Lula tem avaliação negativa de 44%

Live-Action de He-Man ganha primeira imagem oficial; veja

De acordo com o Palácio do Planalto, a produção será financiada com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ainda segundo o governo, a oferta do Sistema Único de Saúde (SUS) será viabilizada por meio de parcerias público-privadas.

Para a produção nacional da vacina contra a dengue, o governo estima que será investido R$ 1,26 bilhão. Outros R$ 68 milhões deverão ser aplicados em pesquisas sobre a possibilidade de ampliar o público-alvo do imunizante e uma possível vacinação conjunta contra chikungunya.

Crise no Ministério da Saúde

O anúncio de Lula acontece em um momento de desgaste da ministra Nísia Trindade, cuja gestão tem sido criticada por integrantes do governo. Auxiliares do presidente afirmam que ele decidiu substituir a ministra. A decisão, no entanto, ainda não foi oficializada.

Os mesmos auxiliares apontam o atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, como favorito para assumir a pasta em caso de troca. Padilha já ocupou o cargo no primeiro mandato de Dilma Rousseff.

click.tvcultura.com.br