Entretenimento

Um dos favoritos ao Oscar, ‘Emilia Pérez’ tem na atuação de Selena Gomez sua principal fraqueza

Estreia na próxima quinta-feira (6) nos cinemas brasileiros ‘Emilia Pérez’, vencedor do vencedor de quatro Globos de Ouro e indicado ao Oscar de “Melhor Filme”.

Envolto por polêmicas, dentre elas uma suposta representação estereotipada do México por parte do diretor francês Jacques Audiard e o uso de inteligência artificial nas canções interpretadas por Karla Sofía Gascón, o musical tem seu ponto mais baixo na atuação de Selena Gomez.

A produção francesa conta a história de Rita (Zoë Saldaña), advogada funcionária de um escritório mais interessado em tirar criminosos da prisão do que em levá-los à justiça. Cansada de sua rotina, ela resolve aceitar o convite para trabalhar para Manitas (Karla Sofía Gascón), líder de um cartel mexicano que tem o plano de forjar a própria morte e mudar sua identidade de gênero.

Na trama, Selena é Jessi, esposa do traficante Manitas/Emilia Pérez. Sendo o filme uma obra falada majoritariamente em espanhol, a atriz norte-americana foi obrigada a atuar sem dominar o idioma. O desafio resultou em uma interpretação apática e fora de sintonia com os colegas de cena.

Há sequências que dão a impressão de que Selena não compreende exatamente o que está dizendo.

Nem os números musicais salvam a performance da artista, que também é cantora, já que alguns deles intercalam canto com fala.

Divulgação

Em redes sociais como o X, antigo Twitter, trechos com atuações da atriz no longa são compartilhados e ironizados por internautas, principalmente mexicanos e brasileiros. Vale lembrar que ‘Emilia Pérez’ ficou acima do brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ na disputa pelo Globo de Ouro de “Melhor filme em língua não inglesa” e vai enfrentar novamente a produção dirigida por Walter Salles no Oscar, nas categorias de “Melhor filme internacional”, “Melhor Filme” e “Melhor atriz”, pondo frente a frente Karla Sofía Gascón e Fernanda Torres.

Nascida no Texas em 1992, Selena Gomez tem avós paternos mexicanos. Em entrevistas recentes, ela admitiu ter tido pouco tempo para aprender espanhol.

Eu gostaria de saber [falar espanhol] muito mais do que sei, mas acho que é por isso que tento honrar minha cultura tanto quanto possível, desde lançar um álbum em espanhol até querer fazer esse filme”, declarou ao podcast estadunidense NPR: Fresh Air.

Leia também: Oscar 2025: Fernanda Torres é indicada à categoria de ‘Melhor Atriz’ por atuação em “Ainda estou aqui”

Há cerca de um mês o cineasta mexicano Eugenio Derbez classificou a performance da artista como “indefensável”. O comentário foi respondido pela atriz, que evidenciou ainda mais seu pouco tempo de estudo da língua. 

Sinto muito por ter feito o melhor que pude com o tempo que me foi dado. Isso não diminui o quanto trabalhei e coloquei de coração nesse filme”, escreveu a atriz em resposta.

Posteriormente, Derbez se desculpou com Selena.

Peço desculpas sinceras pelos meus comentários descuidados — eles são indefensáveis e vão contra tudo que eu defendo (…) como latinos, devemos sempre apoiar uns aos outros. Eu estava errado, e admiro profundamente sua carreira e seu coração bondoso”, escreveu em seu TikTok.

O espanhol de Selena em ‘Emilia Pérez’ se torna ainda mais alarmante diante da declaração da diretora de elenco do filme, Carla Hool, que afirmou que a equipe não encontrou alguém mexicano ou hispânico, com domínio do idioma, para interpretar um dos papéis principais.

Nós estávamos abertos. Fizemos uma grande busca no México, Estados Unidos, Espanha e em toda a América Latina, e nós queríamos manter muito autêntico. Mas, no fim do dia, os melhores atores que encarnaram esses personagens estão aqui [apontando para Selena, Zoë e Karla]”, disse Hool em uma coletiva de imprensa.

Há praticamente apenas uma mexicana com papel relevante no longa, outro motivo de polêmica para parte da comunidade latina. Adriana Paz dá vida a Epifania, personagem com pouco tempo de tela.

A falta de familiaridade de Selena com o espanhol não incomodou avaliadores de premiações de língua inglesa. ‘Emilia Pérez’ e o trio principal de atrizes tem sido indicados a diversos prêmios como BAFTA e Globo de Ouro. No Oscar, Karla e Zoë foram indicadas. Selena ficou de fora.

Divulgação

No Globo de Ouro, por exemplo, além da categoria “Melhor filme de língua não inglesa”, a produção levou “Melhor musical ou comédia”, “Melhor canção” por ‘El Mal’, e “Melhor atriz coadjuvante de musical ou comédia” com Zoë Saldaña, categoria na qual Selena também concorreu.

Em maio do ano passado, pelo filme de Jacques Audiard, Selena Gomez, Karla Sofía Gascón, Zoë Saldana e Adriana Paz venceram juntas o prêmio de melhor atriz em Cannes.

Leia também: Oscar 2025: veja a lista completa dos indicados

click.tvcultura.com.br