Entretenimento

Após passar por cirurgia para retirar a vesícula biliar, João Carlos Martins se recupera bem

João Carlos Martins se recupera bem após passar por uma cirurgia para retirada da vesícula biliar no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (6) pela assessoria de imprensa do maestro. A previsão é de que ele seja liberado para retornar a sua casa na terça-feira (7).

“Como ele tem um problema de coagulação (já teve embolia pulmonar duas vezes), por orientação do Dr. Cyrillo Cavalheiro, ele ainda deve ficar hospitalizado nesta segunda, com previsão de alta para amanhã, dia 7 de janeiro”, esclarece a nota.

O boletim médico divulgado no último sábado (4) diz que o procedimento “transcorreu sem intercorrências”.

Leia também: Relembre a participação de Fernanda Torres, vencedora do Globo de Ouro, no Roda Viva

A trajetória do maestro, que atualmente está com 84 anos, é cheia de desafios e superação. Aos 18 anos, o então pianista começou a sentir os primeiros sintomas de distonia focal, uma doença neurológica que afeta os músculos e a coordenação.

Em 1965, aos 25 anos, se machucou em uma partida de futebol em Nova York. O acidente prejudicou os movimentos de três dedos. 30 anos depois, durante um assalto sofrido em 1995 na Bulgária, ele levou um golpe na cabeça com uma barra de ferro.

A lesão ocasionou problemas neurológicos que comprometeram os movimentos da mão direita. Em 2003, com o avanço da doença neurológica, Martins se viu obrigado a se aposentar dos pianos e, no ano seguinte, estreou como maestro regente. Apesar das limitações, atualmente usa luvas biônicas para tocar.

Leia também: Lula celebra vitória da atriz Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025: “Orgulho do Brasil”

click.tvcultura.com.br