Entretenimento

Lilia Schwarcz fala sobre livro que destaca branquitude na arte brasileira no Entrelinhas desta sexta (13)

Manuel da Costa Pinto conversa no Entrelinhas desta sexta-feira (13) com a antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz e com o escritor gaúcho José Falero. A edição inédita vai ao ar na TV Cultura, às 20h.

A convidada, que vem fazendo um trabalho fundamental de leitura do Brasil a partir de suas representações visuais, fala sobre o lançamento do livro “Imagens da Branquitude, a Presença da Ausência”, em que discute o modo como obras pictóricas, fotografias e a linguagem da publicidade naturalizaram as assimetrias raciais brasileiras. Em uma análise rica e detalhada, ela revela os mecanismos sutis e explícitos que sustentam essas narrativas históricas e culturais.

Leia também: TV Culture exibe concerto da Orquestra Sinfônica Heliópolis no Theatro Municipal de São Paulo

Depois do reconhecimento pelo romance “Os Supridores”, José Falero acaba de publicar “Vera, uma narrativa que lança um olhar corrosivo sobre a situação de mulheres que enfrentam a exclusão, a invisibilidade e a masculinidade agressiva. O escritor fala no programa sobre essa nova obra, que aborda de forma sensível e crítica as relações de gênero, desigualdade e violência nas periferias de Porto Alegre

Leia também: Google revela as principais buscas do ano pelos brasileiros; confira

click.tvcultura.com.br