Entretenimento

Exposição gratuita sobre civilizações pré-colombianas chega na Casa Museu Ema Klabin, em São Paulo

A Casa Museu Ema Klabin promove até o dia 23 de fevereiro de 2025, a exposição América pré-colombiana: corpo e território, que apresenta mais de 90 peças arqueológicas de diversas civilizações pré-colombianas que habitaram as Américas por mais de 15 séculos.

Leia mais: Paul Mescal, ator irlandês indicado ao Oscar, vai estar no filme dos Beatles, diz diretor

Com curadoria de Daniela La Chioma e Emerson Nobre, a exposição reúne peças da Coleção Ema Klabin, do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE-USP), da Coleção Ivani e Jorge Yunes e de coleções particulares.

A mostra apresenta peças datadas entre 1800 a.C e 1750 d.C, produzidas em cerâmica, metais, têxteis, pedra e concha. Muitos destes artefatos são expostos pela primeira vez. A exposição explora a diversidade cultural e as concepções sobre corporalidade dos povos originários por meio de três eixos narrativos: corpo, mito e natureza, e sonoridades.

A representação dos corpos nas peças era uma característica central na produção de várias culturas na América indígena. Além disso, as sonoridades desempenhavam um papel crucial na experiência corporal e mítica. As sociedades ameríndias criaram diversos instrumentos musicais utilizados tanto em rituais quanto como forma de comunicação a longa distância.

Leia também: Jards Macalé apresenta ‘Coração Bifurcado’ no Sesc Pinheiros

click.tvcultura.com.br