Ônibus é considerado pior meio de transporte para chegar ao trabalho em São Paulo, diz pesquisa
O ônibus foi considerado a pior opção de meio de transporte para chegar ao trabalho em São Paulo. A constatação é de um levantamento do Instituto Cidades Responsivas, que comparou o acesso em diversos modais aos postos de emprego.
A pesquisa estabelece uma relação entre mobilidade urbana e o acesso a postos de trabalho em até 45 minutos. Enquanto, na capital paulista, a nota atribuída aos carros chega a 1,03, a nota dos ônibus fica em 0,23. Ou seja, um trabalhador de carro consegue acessar quatro vezes mais postos de trabalho nesses mesmos 45 minutos do que alguém que anda de ônibus. Já o metrô marcou a pontuação de 0,41.
Leia também: TikTok abre livraria física e distribui 100 mil livros na Avenida Paulista
A frota de ônibus em São Paulo diminuiu nos últimos anos. Enquanto, em 2010, a capital tinha mais de 15 mil veículos em circulação, no ano passado, o efetivo caiu para 13 mil. O número de passageiros também caiu: de dez para sete milhões.
Em nota, a prefeitura da capital paulista disse que a comparação numérica entre a frota de ônibus de 2010 e 2024 não considera os avanços que foram implantados, como modelos maiores, que aumentaram a capacidade do sistema.
A prefeitura também afirma que trabalha para tornar o transporte coletivo mais atrativo e ágil para a população.
Saiba mais sobre o tema na matéria que foi ao ar esta terça-feira (10) no Jornal da Tarde:
Leia também: Brasil descartou mais de 41% dos resíduos de forma inadequada em 2023, aponta estudo
click.tvcultura.com.br