Quem é o PM que já atuou na Força Nacional, 1º militar eleito vereador de Boa Esperança em 60 anos
O 2º sargento João dos Santos, de 52 anos, foi eleito vereador em Boa Esperança, marcando a história do município ao se tornar o primeiro policial militar a ocupar o cargo legislativo local. Natural de Nova Venécia, João recebeu 235 votos, ficando em oitavo lugar na preferência do eleitorado nas eleições de 2024, de um total de nove cadeiras. Militar experiente, João já atuou em operações importantes da Força Nacional de Segurança (leia mais abaixo).Publicidade
2º Sargento da PMES João dos Santos, e o major Caser. Crédito: Acervo pessoal
Casado com Fabiana Tassinari e pai de três filhos, João ingressou na Polícia Militar em 19 de agosto de 1996. Formado no 2º Batalhão da PM em Nova Venécia, iniciou sua carreira na capital do Espírito Santo, Vitória.
Depois de um ano, retornou a Nova Venécia, atuando em diversas localidades, incluindo o Patrimônio do XV, no interior do município. Em seguida, foi transferido para Boa Esperança, onde começou a trabalhar no distrito de Santo Antônio do Pousalegre, o mais longevo dos distritos da cidade. Há 20 anos, reside no distrito de São José do Sobradinho, onde atua na Patrulha Rural da PM, também atendendo ao município de Pinheiros e ao distrito de São João do Sobrado.
A trajetória de João na Força Nacional também é notável. Em 2006, participou do curso em João Pessoa (na Paraíba) e foi convocado para atuar na segurança dos Jogos Pan e Parapan-Americanos, permanecendo no Rio de Janeiro por um ano, onde trabalhou no Complexo do Alemão e em outras comunidades durante o mundial.
Ele também integrou operações em Rondônia (na histórica Operação Arco de Fogo) e Brasília, retornando a Boa Esperança para atuar no administrativo do destacamento policial local, onde ocupa o posto de 2º sargento. É considerado na PM uma referência operacional, de inteligência e liderança.
Além da carreira militar, João é conhecido por sua atuação no esporte, organizando competições e incentivando a prática do futebol entre crianças e adultos em diversas comunidades do Estado.
No último dia 19 de novembro, João esteve no 2º Batalhão da PM para agradecer ao subcomandante, Major Caser, pela chegada de cinco novos soldados a Boa Esperança, reforçando a segurança pública local.
A eleição de João dos Santos reflete o reconhecimento da comunidade por sua dedicação tanto à segurança quanto ao bem-estar social, consolidando um novo capítulo na história política de Boa Esperança.
“Quero agradecer aos cidadão esperancenses pela oportunidade e de antemão me comprometer a buscar melhorias para a área da segurança pública”, disse ele, em entrevista concedida à Rede Notícia.
redenoticia.es