Andy Paley, compositor da trilha sonora de “Bob Esponja Calça Quadrada”, morre aos 72 anos
Andy Paley, compositor da trilha sonora da série, filmes e álbuns de “Bob Esponja Calça Quadrada”, morreu aos 72 anos na última quarta-feira (20).
O artista, que enfrentava uma batalha contra o câncer, trabalhou com artistas como Madonna, Ramones, Elton John, Patti Smith, Brian Wilson, Jerry Lee Lewis e Debbie Harry.
Leia também: “Amor da Minha Vida”: série protagonizada por Bruna Marquezine estreia no Disney+
O americano iniciou a carreira no mundo da música na década de 1970, como integrante da banda de rock Catfish Black, que gravou um álbum produzido por Lenny Kaye. Na época, ele deu origem ao grupo Paley Brothers ao lado do irmão Jonathan Paley, mas eles se separaram em 1979.
Ainda trabalhou como produtor na Sire Records e no desenvolvimento de vários discos entre 1970 e 1980. Já nos anos 1990, começou a escrever músicas para filmes, como “Dick Tracy”, dirigido por Warren Beatty e estrelado por Beatty, Madonna e Al Pacino. No mesmo período, o músico foi contratado para escrever e produzir canções para “Bob Esponja”.
Em 2012, Paley e Tom Kenny, intérprete do Bob Esponja, co-escreveram o disco “It’s a SpongeBob Christmas! Album”. Além disso, a dupla fez uma turnê sob a banda de rock e soul Tom Kenny & The Hi-Seas, que conta com 16 integrantes.
Leia também: Mia Couto e José Eduardo Agualusa estão no Entrelinhas desta sexta-feira (22)
click.tvcultura.com.br