turismo deve gerar mais de 76 mil empregos temporários no Brasil
O turismo no Brasil deve gerar 76,5 mil contratações temporárias em empreendimentos turísticos entre outubro de 2024 e janeiro de 2025. Os dados, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), foram divulgados nesta quarta-feira (13).
O número representa o melhor resultado para o período desde 2015.
Além disso, o salário médio de admissão na alta temporada deve alcançar R$ 1.842.
O segmento de alimentação deve liderar as contratações, com 54,2 mil vagas previstas. Em seguida, as maiores expectativas estão no setor de transportes (10,6 mil vagas) e hospedagem (8,4 mil vagas).
Atualmente, o turismo emprega 3,51 milhões de trabalhadores formais, um crescimento de 7,9% em comparação ao período pré-pandemia.
Leia também: Polícia Federal atua na segurança de autoridades estrangeiras no G20
De acordo com Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), há uma projeção de 450 mil vagas temporárias para o último trimestre de 2024 no país. Do total de vagas temporárias abertas, 35% serão dentro do setor de Serviços, que inclui o turismo.
Ainda segundo a CNC, o turismo deve gerar um faturamento de R$ 157,74 bilhões na economia nacional entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025.
“O turismo envolve e impacta 57 segmentos diretos da economia e outros tantos indiretos. As festas de final de ano, aliada as férias e feriados, impactam positivamente no setor, estimulando uma maior demanda por empregos, contribuindo também, para o aumento da renda média do brasileiro”, destaca comunicado do Ministério do Turismo.
O Ministério também oferece cursos de qualificação no setor a fim de proporcionar o aprimoramento profissional. Para se inscrever, basta acessar o site oficial.
Leia também: Cine Joia celebra 13 anos com programação internacional em novembro; confira
click.tvcultura.com.br