Entretenimento

Protagonista de ‘Peter Pan – O Musical da Broadway’ dá dicas para quem quer começar no teatro

Está de volta a São Paulo ‘Peter Pan – O Musical da Broadway’! O premiado espetáculo estreou na última quarta-feira (6) no Teatro Liberdade para uma temporada final. 

Em entrevista ao portal da TV Cultura, Mateus Ribeiro, ator responsável por dar vida ao protagonista, demonstra sentimento de gratidão diante da despedida da produção. 

“É muito doido. Outro dia quando a gente foi fazer a rodinha antes de começar eu até me emocionei, comecei a chorar. Fiquei emocionado lembrando, porque realmente foi uma peça que mudou a minha vida”, destaca Mateus.

Reprodução/Instagram @mateusribeir0

Com direção de José Possi Neto, o espetáculo já foi visto por mais de 130 mil pessoas desde sua estreia no Brasil, em 2018.

Na época, o processo de audição para a escolha do papel-título contou com quatro mil inscritos. O multiartista nascido em Florianópolis (SC) foi o selecionado.

Ribeiro conta que começou muito cedo no teatro, aos dez anos, em Fortaleza (CE), cidade onde cresceu. Aos 14 anos, em Brasília, conheceu o teatro musical. Depois, veio para capital paulista aos 17 para fazer ‘Cabaret’, protagonizado por Claudia Raia.

Foto: Divulgação

Desde então, não parou mais, acumulando participação em 20 musicais. Entrou em 2018 para lista “Under 30”, da Revista Forbes, e conquistou prêmios como Bibi FerreiraDestaque Imprensa Digital. 

“Na época da audição do Peter eu estava batendo na trave para vários papéis. Quando eu vi a produção brasileira, eu falei ‘eu tenho que estudar’ porque é muito meu perfil. Aí eu comecei a fazer aula de ginástica olímpica. Fui para audição com muita vontade. Graças a Deus deu certo”, recorda o entrevistado.

Agora, completando 31 anos nos palcos nesta quinta-feira (7), Mateus dá três dicas para os leitores do portal da TV Cultura que querem começar no teatro ou seguir no caminho da atuação

1º) Autoconhecimento

“É muito importante se conhecer para qualquer artista. Saber seus pontos fortes e fracos, o que você domina e o que não domina, o que precisa estudar mais ou estudar menos”, orienta. 

2º) Ter comprometimento

O ator aponta que criar uma marca pessoal e ter profissionalismo são elementos fundamentais. 

“Se você for levar a arte como trabalho, saiba lidar com ela como trabalho e não como um hobby. Ter a ideia, ‘cara é meu trabalho’, tenho que depositar tempo e energia nisso. Tem muita gente que ama, mas que não tem compromisso e comprometimento”, explica Ribeiro.

Divulgação – Foto: Joaquim Araújo

3º) Estudar muito

Mateus ainda aconselha estar sempre aprendendo coisas novas e enfatiza que tem gente que canta bem, por exemplo, porque estudou muito: “é um músculo, é igual academia”. 

“Se a pessoa quer ser ator ou atriz, eu falaria para ela estudar interpretação, porque o musical é uma vertente. As outras coisas vêm como complemento, canto, dança, malabares, seja o que for. Como ator, você tem ‘milhões’ de possibilidades”, acrescenta o entrevistado. 

Leia também: Prêmio Bibi Ferreira: veja vencedores e os destaques da cerimônia da 11ª edição

O que esperar da temporada de despedida?

Narrativamente, o espetáculo continua sendo contado da mesma forma. Entretanto, adaptações precisaram ser feitas em decorrência do espaço no Teatro Liberdade. 

“Eu acho que o teatro precisa de gente. Então, tendo ator e tendo plateia, a peça já acontece. Mas obviamente, como Peter é um espetáculo muito lúdico, o cenário também acaba contando muita história. Tiveram algumas adaptações porque realmente a produção é muito grande”, considera o ator. 

O elenco, que conta com Saulo Vasconcelos no papel do Capitão Gancho, tem também novos integrantes.

Montagem/TV Cultura – Fotos: Joaquim Araújo

Terra do nunca!

O entrevistado, que reestreia em janeiro com ‘Sweeney Todd’ no Teatro Santander e que participa de dois filmes que serão lançados em 2025, conta que fazer Peter o ajuda muito a acreditar em si mesmo. 

“No começo eu ficava ‘meu deus, será que vai dar certo?’. E deu certo. Aprendi muito a lidar com a minha cabeça.”

Crescer enquanto teve sua carreira marcada por dar vida a um garoto que se recusa a crescer, não priva Mateus do típico nervosismo antes de entrar em cena.

“Acho que é normal, sempre dá um nervosismo. E é gostoso também, se parar de sentir deve perder a graça”, finaliza descontraído.

Conheça um pouco da história

Escrito por J.M. Barrie, Peter Pan é um clássico da literatura infantil, que narra as aventuras de um menino que se recusa a crescer. O personagem vive na mágica Terra do Nunca, um lugar onde a imaginação não tem limites e as crianças nunca envelhecem. Junto com a fada Sininho, Peter lidera os Meninos Perdidos e enfrenta o temível Capitão Gancho.

A trama se desenrola quando Peter leva os irmãos Wendy, João e Miguel, para a Terra do Nunca, onde vivem juntos experiências que possibilitam o aprendizado de lições sobre coragem e lealdade.

Sobre a produção

O elenco tem Belle Cárceres como Wendy, Bia Passos como Sininho e Jane, Gabi Camisotti como Tiger Lily, Luke Li como Michael, Gui Figueiredo como John, Anna Preto como Sra. Darling, Diego Montez como Smee, Bruno Boer como Menino Perdido (cover Peter Pan), Julia Duarte como Liza (cover da Sra. Darling), Rodrigo Monteiro, Davi Sá, Leo Rocha, Roberto Justino e João Canedo como os Meninos Perdidos. 

Participam ainda Fábio Galvão como Menino Perdido (cover Capitão Gancho), Leandro Marballi, Maria Clara Rosis (cover Wendy e Sininho), Sara Milca (cover Tiger Lily e Jane), Mariana Fernandes (cover Liza), Gabriel Querino (cover Smee), Talihel, Marco Azevedo no Ensemble, Leonardo Aroní como Naná (Swing) e Bruno Albuquerque como Swing.

O espetáculo da Touché Entretenimento, de Renata Borges, tem versão versão brasileira de Bianca Tadini e Luciano Andrey, direção de remontagem e direção residente de Cecília Simões e a assistência de direção residente de Vanessa Costa. 

Aos interessados, os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos pelo site oficial ou presencialmente na bilheteria do teatro.

Serviço

Temporada: prevista de 6 de novembro até 30 de novembro
Horários: quartas, quintas e sextas, às 20h; sábados, às 16h e 20h30, e domingos, às 16h
Duração: 2h30min (com intervalo de 15min)
Gênero: Musical
Classificação: Livre
Local: Teatro Liberdade – Rua São Joaquim 129 – Bairro: Liberdade, São Paulo – SP

Leia também: Fernanda Montenegro: por que a apresentação no Ibirapuera foi um evento histórico?



click.tvcultura.com.br