Entretenimento

O Brasil ter uma única bolsa de valores atrapalha o mercado? Presidente da B3 responde no Roda Viva

O Roda Viva desta segunda-feira (4) recebe Gilson Finkelsztain, presidente da B3, maior bolsa de valores da América Latina.

Ralphe Manzoni Jr., confundador da plataforma NeoFeed, chama a atenção para um comparativo entre o número de bolsas existentes em outros países. O jornalista usa como exemplo os Estados Unidos, com 16 bolsas, e a índia, com 21 bolsas regionais e duas nacionais. Já o Brasil, tem apenas uma única bolsa de mercado de capitais.

Diante desse cenário, ele questiona se “o Brasil tem uma única bolsa porque o mercado é pequeno” ou se “o mercado é pequeno porque o Brasil tem uma única bolsa”. 

“Se o segredo do mercado de capitais fosse aumentar o número de bolsas para aumentar o volume de investidores, o Japão teria 10 bolsas, e tem uma. A Coreia teria várias bolsas, e tem uma”, argumenta o entrevistado.

“Tenho certeza absoluta que mais bolsas não resolvem o problema de você ter mais investidores”, acrescenta Finkelsztain. 

Por fim, o presidente da B3 destaca que a empresa sempre acreditou na concorrência

“A B3 compete em nível global, com as maiores bolsas do mundo, porque tem reputação e tecnologia. A gente tem hoje no Brasil todos os investidores que você pode imaginar”, finaliza.  

Leia também: Presidente da B3 revela preocupação com casas de apostas on-line e alerta: “bet não é investimento”

Participam da bancada de entrevistadores Raquel Balarin, diretora de redação do InvestNews, Fernanda Ribeiro, CEO Conta Black, Ralphe Manzoni Jr., confundador do NeoFeed, Fernando Torres, editor-executivo do Valor Econômico, Cynthia Decloedt, repórter especializada em finanças e mercado de capitais do Broadcast/Estadão.

Assista ao programa na íntegra:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.

Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi, que ilustra a entrevista em tempo real.

Leia também: Eleições presidenciais nos EUA: entenda como funcionam os votos



click.tvcultura.com.br