Entretenimento

Adaptação musical de ‘Dom Casmurro’, obra de Machado de Assis, estreia em São Paulo

Uma das obras-primas da literatura brasileira, ‘Dom Casmurro’, de Machado de Assis, estreia em versão musical nesta segunda-feira (4). O espetáculo fica em cartaz até o dia 27 de novembro no Teatro Estúdio, em São Paulo. 

Desenvolvido ao longo de três anos, o projeto busca não apenas adaptar, mas também reinterpretar a história de Bentinho, Capitu e Escobar por meio de uma nova linguagem.

A ideia partiu da visão de que o mercado de musicais brasileiro se concentra em biografias, ao mesmo tempo que havia uma vontade em trazer uma obra literária nacional aos palcos. 

“Percebi que muitos musicais que amamos no exterior são adaptações da literatura, e assim decidi focar em nossos clássicos. ‘Dom Casmurro’ logo se destacou como uma escolha perfeita”, explica Guilherme Gila, que assina as letras, músicas e direção musical.

A realização independente é fruto da parceria entre A Casa Que Fala e a Tomate Produções, sob a direção de Zé Henrique de Paula

O texto adaptado é do ator e escritor Davi Novaes e a direção de movimento, de Zuba Janaín.

“Tentei me ater ao livro o máximo possível, mas também busquei criar uma narrativa que dialogasse com o público atual. Na nossa versão, Bentinho, o narrador, é uma fonte não confiável, o que gera ambiguidade e permite que exploremos diferentes camadas da história”, explica Novaes.

A atriz Luci Salutes assume o papel de Capitu, a enigmática protagonista com seu olhar “de cigana”, que provoca paixões e dúvidas em Bentinho. Rodrigo Mercadante interpreta Bentinho, o narrador consumido por ciúmes e inseguranças, enquanto Cleomácio Inácio encarna Escobar, o melhor amigo cuja relação com Capitu gera conflitos.

No elenco, ainda integram: Larissa Carneiro, assumindo a forma de Prima Justina e de Sancha, amiga de Capitu e esposa de Escobar; Fábio Enriquez, no papel de José Dias, o curioso agregado da família; Nábia Villela, que traz à vida Dona Glória, a mãe influente que molda as decisões de Bentinho; e Eduardo Leão, que interpreta Tio Cosme, o parente sábio que oferece cautela em meio ao turbilhão emocional da trama.

Leia também: ‘A Última Entrevista de Marília Gabriela’ volta a São Paulo para três sessões no Teatro VillaLobos

Um dos diferenciais da produção está na escolha musical. A trilha vai do rock à MPB, de modo a refletir as emoções e conflitos dos personagens.

Gila também está ao piano e na regência da banda composta por Samir Alves (violino), Felipe Parisi (violoncelo) e Daniel Alfaro (percussão).

Aos interessados, os ingressos podem ser adquiridos on-line no site oficial de vendas. Também é possível comprar na bilheteria física do teatro duas horas antes do início de cada sessão.

Serviço

Local: Teatro Estúdio – Rua Conselheiro Nébias, 891 – Campos Elíseos – São Paulo/SP
Temporada: de 4 a 27 de novembro
Sessões: segundas às 20h | terças às 20h | quartas às 20h (exceto 6/11)
Duração: aproximadamente 120 minutos (incluindo 15min de intervalo)
Classificação: livre
Ingressos: R$120 (inteira) e R$60 (meia-entrada)

Leia também: Prêmio Bibi Ferreira: veja vencedores e os destaques da cerimônia da 11ª edição



click.tvcultura.com.br